Adrilayne dos Reis Araújo

Bacharel em Estatística pela Universidade Federal do Pará (1997) e Mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professora Assistente do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará e Professora do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública da UFPA. É sócio da Associação Brasileira de Estatística. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Métodos e Modelos Estatísticos e Matemáticos, com uso de Modelos de Regressão, Planejamento de Experimentos, Bioestatística, Técnicas de Amostragem, Análise Multivariada de Dados e Métodos Estatísticos Aplicados à Segurança Pública.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Curriculum Vitae
ORCiD

 

Ana Patrícia de Oliveira Fernandez

Graduação em Pedagogia (UNAMA). Especialização em Psicologia da Educação (PUC/MG). Mestrado e Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA). Professora efetiva nos cursos de licenciatura do IFPA, vinculada ao colegiado de Pedagogia do referido instituto. Preside o Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Teoria Social Cognitiva, no IFPA. Desenvolve pesquisas sobre a Teoria Social Cognitiva, a partir dos seguintes construtos: Crenças individuais e coletivas de eficácia, autorregulação emocional e da aprendizagem, desengajamento moral, Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, na UFPA. Atualmente é Chefe do Departamento de Ensino, Ciências e Formação de Professores, no IFPA, campus Belém.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Curriculum Vitae
ORCiD

 

Andréa Bitencourt Pires Chaves

Possui graduação em Ciências Sociais pela União das Escolas Superiores do Pará (1991), doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2003), mestrado em Sociologia Geral pela Universidade Federal do Pará (2002) e mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (2000). Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal do Pará. Professora do PPGSA e PPGSP do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Mundo do Trabalho e Segurança Pública.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Curriculum Vitae
ORCiD

 

Clay Anderson Nunes Chagas

Possui graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (1998), mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (2002) e doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente é Vice Reitor da Universidade do Estado do Pará, participa do Programa de Pós Graduação em Geografia e do Programa de Pós Graduação em Segurança Pública pela Universidade Federal do Pará. Professor da Universidade do Estado do Pará atuando no curso de graduação em Geografia. Professor Colaborador no Instituto de Ensino em Segurança Pública e Defesa Social do Estado Pará e Professor Colaborador da Universidade de Cabo Verde no Programa de Pós Graduação em Segurança Pública. É associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Sócio da Associação Internacional de Criminologia de Língua Portuguesa. Membro do Instituto Histórico Geográfico do Pará. É consultor do Roster pré aprovado para a América Latina do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU) na categoria de Prevenção à Violência (2016-2018). Líder do Laboratório de Pesquisa e Análise em Geografia da Violência e do Crime. Tem experiência de Segurança Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão do Território, Criminalidade, Homicídio e Cartografia.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Curriculum Vitae
ORCiD

 

Edson Marcos Leal Soares Ramos

Bacharel em Estatística pela Universidade Federal do Pará (1994), mestre em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). É professor Titular da Universidade Federal do Pará. É Professor do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública da Universidade Federal do Pará. É Conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. É professor colaborador da Universidade de Cabo Verde no mestrado de Segurança Pública. Tem experiência nas áreas de Estatística, Engenharia de Produção, Segurança Pública e Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: estatística, séries temporais, modelagem, previsão, planejamento de experimentos, segurança pública e controle estatístico da qualidade.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Curriculum Vitae
ORCiD

 

Fernando Augusto Ramos Pontes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (1990), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1996) e pós-doutorado pela Universidade de Brasília (2002) e pela Technischen Universität Dortmund - Alemanha (2012). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Pará, vinculado ao Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento e ao Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento e também é professor do Programa de Pós-graduação e Segurança Pública da UFPA. Coordena em conjunto com mais 3 professoras o Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento, no qual desenvolve pesquisas na área da Ecologia do Desenvolvimento Humano e Redes de relações sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia de redes, Relacionamento Social, Redes de Relacionamento, Parentalidade, Coparentalidade, Cultura de Pares, Cultura da Brincadeira, Brinquedos e Brincadeiras Tradicionais. Essas temáticas são investigadas preferencialmente em contextos de desenvolvimento na Amazônia tais como populações ribeirinhas, em famílias pobres, em famílias com crianças com deficiência, nas relações de pares em escola, em instituições, em contexto de vizinhança e no contexto de rua. Membro do Conselho Assessor do CNPq (2017-2019). Presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento no período 2014-2016, e Vice presidente no período de 2016-2018.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Curriculum Vitae
ORCiD

 

José Gracildo de Carvalho Júnior

Professor do magistério superior do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará (ICEN/UFPA). Graduação (2003), Especialização (2004), Mestrado (2006), em Estatística pela Universidade Federal do Pará. Doutorado (2016), em Engenharia Elétrica na área de concentração sistemas de energia elétrica pela Universidade Federal do Pará. É Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública da Universidade Federal do Pará (PPGSP/UFPA), Mestrado Profissional em Segurança Pública (Diagnóstico, Conflitos, Criminalidade e Tecnologia da Informação) onde atua na área com os seguintes temas: Diagnósticos e Análises Estatísticas em Segurança Pública; Levantamentos Censitários e Amostrais na Área de Segurança Pública, além disso, desenvolve pesquisas sobre os temas: Crimes Relacionados ao Meio Ambiente; Vitimização Policial; Violência Contra Criança e Adolescentes; Homicídios; Tráfico de Drogas; Violência de Gênero; Violência Doméstica; Tecnologia em Segurança Pública; Sistema Carcerário; Violência Escolar. Possui experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em: Regressão e Correlação; Inferência Estatística; Análise de Séries Temporais e Probabilidade. Atua principalmente nos seguintes temas: Analise de Regressão e Correlação; Modelos de Regressão com Erro nas Variáveis; Controle Estatístico da Qualidade; Gráfico de Controle de Regressão; Gráfico de Controle de Regressão com Erro nas Variáveis; Séries Temporais Clássicas; Séries Temporais Fuzzy. Atualmente é Coordenador do Laboratório de Sistema de Informação e Georreferenciamento (LASIG), e ainda, é colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisas Estatísticas e Computacionais (GEPEC), ambos da Universidade Federal do Pará. É membro docente dos grupos de pesquisa Lattes/CNPq intitulados: 1. Métodos de Diagnóstico em Segurança Pública; 2. Métodos Estatísticos Aplicados e 3. Segurança Publica, Direitos Humanos, Justiça e Cidadania. Coordena um projeto de pesquisa intitulado: Métodos Estatísticos Aplicados à Segurança Pública, o qual é cadastrado na Universidade Federal do Pará. É membro integrante dos projetos de pesquisa intitulados: 1. Métodos Estatísticos: Aplicações em Segurança Pública e Saúde e 2. Vitimização e Subnotificação no Município de Belém, ambos pertencentes à Universidade Federal do Pará. É membro discente do grupo de pesquisa Lattes/CNPq intitulado: Controle de Sistemas e Automação Inteligente na área de Engenharia Elétrica, na Universidade Federal do Pará.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Curriculum Vitae
ORCiD

 

Katiane da Costa Cunha

Possui Pós Doutorado e Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. Atua principalmente nas áreas: fisiologia cardiovascular, respiratória e nervosa, terapia intensiva neonatal, pediátrica e adulto, oncologia, saúde mental, pessoas com deficiência, violência contra criança e adolescente, violência sexual e medicina baseada em evidências. Atualmente é docente vinculada ao Curso de Medicina e está lotada como Tutora e também na disciplina Pesquisa Científica IV- Medicina Baseada em Evidencias, de acordo com o novo projeto político pedagógico do curso. Também docente das seguintes especializações: Fisioterapia em terapia intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Curso de especialização em neonatologia para médicos. Atualmente está vinculada como orientadora no Programa de Pós Graduação em Segurança Pública (Mestrado Profissional), onde ministra a disciplina Leitura, escrita e apresentação científica, em parceria com outros docentes. Experiência em fisioterapia cardiorrespiratória e fisioterapia em terapia intensiva pediátrica e adulto oncológicas e terapia intensiva neonatal. Recentemente envolvida em diversos grupos de pesquisas internacionais sobre medicina baseada em evidências para o entendimento do SARS-COV2 ou COVID-19.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Curriculum Vitae
ORCiD

 

Maély Ferreira Holanda Ramos

Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento - Psicologia (UFPA - 2015). Realizou pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento - Psicologia (UFPA). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA - 2010). Atualmente é professora Adjunta da UFPA, vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública (PPGSP-UFPA) e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED-UFPA). Orienta em nível de Mestrado e Doutorado. Coordena o Núcleo de Estudos Aplicados ao Comportamento (NEAC). Foi Vice-diretora da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação (UFPA / 2017 - 2019) Desenvolve pesquisas relacionadas as seguintes temáticas: Teoria Social Cognitiva; crenças individuais e coletivas de eficácia; satisfação no trabalho; satisfação com a vida; autorregulação; redes sociais e semânticas, adoecimento (estresse, burnout, ansiedade), desengajamento moral e violência escolar.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Curriculum Vitae
ORCiD

 

Marcus Alan de Melo Gomes

Pós-Doutor pelo Centro de Direitos Humanos da Universidade de Coimbra (2013/2015). Doutor (2006) e mestre (2001) em Direito das Relações Sociais (área de Direito Penal) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará (1995). Professor Associado Nível 3 do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (UFPA), com atividades de ensino e pesquisa na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, neste último credenciado como Professor Permanente. Também credenciado como Professor Permanente ao Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSP) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA. Líder do grupo de pesquisa Saberes Criminológicos e Política Criminal, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Membro efetivo do Centro de Investigação CJS: Crime, Justiça e Segurança, da Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, vinculado à linha de investigação Segurança e Criminalidade. Membro do Grupo de Investigação Direito Penal e Criminologia do Centro de Estudos Jurídicos, Econômicos e Ambientais (CEJEA) da Universidade Lusíada do Porto. Visiting Scholar na Universidade de Durham, Inglaterra (Durham Law School) em 2015. Professor Visitante Sênior na Universidade do Porto e na Universidade Lusíada do Porto em 2019 com bolsa concedida no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD Amazônia-CAPES). Pesquisador Visitante na Universidade de Valladolid em 2019. Presidente da Associação Internacional de Criminologia de Língua Portuguesa (2020/2021). Magistrado desde 1996, é atualmente juiz de direito da 9ª Vara Criminal de Belém. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em direito penal, direito processual penal, política criminal e criminologia.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Curriculum Vitae
ORCiD

Rodolfo Gomes do Nascimento

Possui Graduação em Fisioterapia pela Universidade da Amazônia (UNAMA), é doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA), na linha de pesquisa de idosos em vulnerabilidade, mestre em Doenças Tropicais (UFPA) e especialista em Terapia intensiva e Gerontologia. Atualmente coordena grupos de pesquisas em Fisioterapia Gerontológica na Atenção Básica de Saúde, Fragilidade de idosos ribeirinhos, Condições de Saúde de Policiais Militares e Saúde, qualidade de vida e envelhecimento de Bombeiros Militares. É fisioterapeuta da SESPA com lotação na UREMIA e professor da Universidade da Amazônia e da Universidade Federal do Pará com lotação no Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública do IFCH (PPGSP). Tem experiência na área de Fisioterapia na Atenção Primária, Fisioterapia Gerontológica, Fisioterapia em Hebiatria, Fisioterapia Hospitalar e UTI, Fisioterapia do Trabalho, Reeducação Postural Global e Hansenologia.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Curriculum Vitae
ORCiD

Silvia dos Santos de Almeida

Possui graduação em Bacharelado Em Estatística pela Universidade Federal do Pará – UFPA (1993), mestrado em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora Titular na UFPA, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSP), é professora na Graduação em Estatística e no PPGSP. Também é professora Colaboradora no Mestrado em Gestão de Defesa Social e Mediação de Conflitos da Universidade de Cabo Verde. Atua principalmente na área Interdisciplinar com experiência em Modelagem Estatística, Controle Estatístico da Qualidade, Estatística Aplicada a Segurança Pública, Saúde e Educação. É associada do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e da Associação Brasileira de Estatística.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Curriculum Vitae
ORCiD

 

Simone Souza da Costa Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1994), mestrado em Psicologia nesta mesma instituição (2001) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2006 e pós doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade de Dortmund - Alemanha (2012). Durante o mestrado, investigou a relação mãe-criança na situação de banho, no doutorado ampliou seu foco e investigou a estrutura e dinâmica das relações familiares em uma comunidade ribeirinha da Amazônia. Atualmente é professora e diretora adjunta do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC/UFPA) onde ocupa o cargo de Diretora Acadêmica da Unidade além de atuar no Programa de Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC). Além das atividades desenvolvidas no PPGTPC atua na faculdade de psicologia e no Programa de Pós Graduação em Segurança Pública (PPGSP). Nos últimos anos desenvolveu pesquisas com famílias ribeirinhas e coordenou grupo de pesquisa que investigou os impactos gerados pelo Programa Bolsa Família (PBF). O interesse por famílias excluídas socialmente como as ribeirinhas e pobres se ampliou com os trabalhos sobre famílias de crianças com alteração de desenvolvimento. Este interesse se expressa na orientação de alunos de pós-graduação. Em termos gerais, seus principais temas de investigação são: desenvolvimento, família, alteração de desenvolvimento, adaptação familiar, crise, estresse, relações parentais e co-parentais e resiliência familiar.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Curriculum Vitae
ORCiD

 

Vera Lúcia de Azevedo Lima

Possui graduação em Enfermagem e Licenciatura Plena em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará (1988), Mestrado em Ciências da Saúde Pública com ênfase em Epidemiologia e Bioestatística pela Fundação Osvaldo Cruz (2001), Doutora em Enfermagem pela Programa de Pós Graduação em Enfermagem/Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Pós Doutorado em Enfermagem Programa de Pós graduação em Enfermagem/Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do VERSUS Pará. Supervisora do II Ciclo do Programa de Monitoramento da Atenção Básica-PMAQ/MS/REDE GOVERNATIVA e Tutora do Curso de Especialização em Gestão e Serviços de Saúde/UNASUS. Docente do Magistério Superior, Classe D, Associado II da Universidade Federal do Pará. Diretora da Faculdade de Enfermagem/ICS/UFPA. Docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem/UFPA e do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública/UFPA. Coordenadora do Programa de Extensão Empoderamento e Fortalecimento da mulher amazônica vítima de violência doméstica e familiar e Coordenadora do projeto de pesquisa Discurso da mídia paraense sobra a violência contra a mulher cometida por homens. Foi Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Gestão e Serviços em Saúde e Gerente de Ensino da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Tem experiência na área de Enfermagem e saúde coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: violência contra as mulheres, homicídios, enfermagem, mídia, violência e mulher. Membro do grupo de pesquisa EPOTENA e NEIVA.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Curriculum Vitae
ORCiD