Atividades de extensão
Projeto Social Warao
Recentemente, 21 de fevereiro de 2024, aconteceu mais uma ação relativa ao projeto social para Migrantes e Refugiados da População Warao, que é produto técnico/tecnológico de pesquisa de dissertação (em andamento ) intitulada “Elaboração e validação de tecnologias para prevenção de violências contra meninas e mulheres venezuelanas indígenas, da etnia Warao em Belém do Pará”.
Teve como foco a saúde e a cidadania, envolvendo diferentes estratégias: emissão de RG; distribuição de cartilhas; certidão de nascimento e óbito; vacinas (covid, hpv e tríplice viral); testes rápidos (sífilis, HIV, hepatite B e C); atendimentos de saúde (ginecologistas, nutricionistas, clínica geral e pediatria).
Foram realizadas ainda palestra e teatro de fantoches para crianças com o tema “enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes."
Coordenador do Projeto: Nadilson Portilho
Orientadora: Profa. Dra. Vera Lima
Coorientador: Prof. Dr. Edson Ramos
Natal Solidário Warao
O Projeto de Ação Social para Migrantes e Refugiados População Warao emerge como produto tecnológico do Projeto com o tema “Elaboração e validação de tecnologias para prevenção de violências contra meninas e mulheres venezuelanas indígenas, da etnia Warao em Belém do Pará”. A população Warao necessita do apoio da sociedade para ter seus direitos humanos garantidos para ter uma vida com qualidade próxima a sua cultura dessa população. Nesse sentido, optou-se por uma ação natalina com juntada de outras ações como saúde por meio da modalidade lúdica entre outras dinâmicas.