No dia 03 de agosto foi realizada a 2ª Corrida Patrulha Maria da Penha, nas dependências da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento foi promovido em parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSP/UFPA), a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), a Polícia Militar do Estado do Pará e o Instituto IDESO.

A atividade contou com a participação de aproximadamente 900 pessoas de diferentes faixas etárias, que percorreram o trajeto correndo ou caminhando. O evento teve como objetivo promover a saúde, a integração comunitária e, sobretudo, conscientizar a sociedade sobre a importância do enfrentamento à violência contra a mulher.

Estiveram presentes diversas autoridades civis e militares, entre elas o Secretário de Segurança Pública do Estado, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, representantes do Ministério Público do Estado do Pará, da Defensoria Pública do Estado, da Ouvidoria Estadual, do Lions Club, do Tribunal de Justiça do Pará, além de membros da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.

A comunidade acadêmica da UFPA também esteve amplamente representada, com a participação de professores(as), técnicos(as) administrativos(as), estudantes e seus familiares, evidenciando o compromisso coletivo com a promoção da cidadania, da justiça social e dos direitos humanos. Nosso muito obrigado aos professores(as), discentes e ex-discentes do PPGSP-UFPA.

A Coordenação do PPGSP-UFPA agradece a todos e todas que contribuíram para o sucesso deste evento, com destaque especial à presidente do Instituto IDESO, Srta. Luciane Costa Ferreira, pela dedicação e parceria incansável.

Durante o evento, também foi realizado o lançamento oficial da Campanha Estadual de Combate à Violência contra a Mulher, como parte das ações do Agosto Lilás. A campanha tem como tema:

“Violência Doméstica contra a Mulher: Ela está em todo lugar”

e será desenvolvida em todo o território paraense, com ações programadas até o mês de dezembro, quando ocorrerá a culminância dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.